terça-feira, 3 de abril de 2012

Trabalhando Direitos e Deveres

 Direitos e Deveres dos alunos

Iniciamos a aula mostrando aos alunos dois cartazes, onde um estava escrito a frase DIREITOS DO ALUNO e o outro DEVERES DO ALUNO, em seguida propomos uma brincadeira com balões. Cada aluno escolheu um balão de sua cor preferida para brincar, utilizando para isso as várias partes do corpo do aluno e explorando os espaços da sala de aula. Após algum tempo os alunos estouraram os balões e cada um pegou para si o papel que dele caiu, contendo uma frase sobre direitos e deveres do aluno. (Para os alunos do primeiro ano foram utilizadas frases ilustradas, onde as mesmas foram expostas no mural da escola.)

Sentados em círculo, cada aluno fez a leitura da frase escrita em sua tira de papel, depois da leitura os alunos pensaram e discutiram sobre o seu significado, onde deveriam também refletir sobre os deveres da criança, pois se as crianças têm direitos, certamente têm deveres.

Em seguida solicitamos aos alunos que colassem as frases no cartaz correspondente, identificando assim quais são os seus direitos e seus deveres como alunos. Os cartazes ficaram expostos em sala de aula para visualização de todos.






 
Em seguida os alunos assistiram a vídeos relacionados ao tema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário